Bom Dia pessoal!! Como todos sabem a música é fundamental em nossas vidas, pois ela desperta sentimentos, espanta os males e define personalidades. Os diversos estilos musicais facilitam os que procuram algo divertido, romântico ou frenético.
Por isso, vamos mostrar toda semana diferentes estilos musicais que existem pelo mundo. E assim instigar ainda mais nosso gosto pela musica. E para começar, vamos falar sobre um estilo muito popular atualmente que é o Sertanejo.
Música Sertaneja ou caipira é um gênero musical criado no Brasil e produzido a partir da década de 1910, mas foi em 1929 que surgiu a música sertaneja como se conhece hoje. Ela nasceu a partir de gravações feitas pelo jornalista e escritor Cornélio Pires, de "causos" e fragmentos de cantos tradicionais rurais do interior paulista, norte e oeste paranaenses, sul e triângulo mineiros, sudeste goiano e matogrossense.
Uma nova fase na história da música sertaneja teve início após a Segunda Guerra Mundial, com a incorporação de novos estilos (de duetos com intervalos variados e o estilo mariachi), alguns destaques desta época foram os duos Cascatinha e Inhana, Irmãs Galvão. Na década de 1960 os locais de performance da música sertaneja eram originalmente o circo, alguns rodeios e principalmente as rádios AM (pois as rádios FM acreditavam que esse estilo empobrecia a programação).
Já a partir da década de 1980, essa penetração estendeu-se às rádios FM e também à televisão. Durante os anos oitenta, houve uma exploração comercial massificada do sertanejo, somado, em certos casos, à uma releitura de sucessos internacionais e mesmo da Jovem Guarda. Dessa nova tendência romântica da música sertaneja surgiram inúmeros artistas, quase sempre em duplas, entre os quais, Trio Parada Duro, Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano entre tantos outros.
O Sertanejo Universitário mudou muito a forma do sertanejo convencional, já que alguns instrumentos como a sanfona, se tornaram mais eletrônicos, assim, tornando a música com um ritmo um pouco mais acelerado. Sua composição tem como temas de festas, mulheres, por vezes engraçada, e chama-se sertanejo Universitário pelo fato de que seus maiores apreciantes são adolescentes. Entre os artistas de maior sucesso na atualidade estão Gustavo Lima, Luan Santana, Jorge e Matheus e Maria Cecília e Rodolfo.
Essa é apenas uma parcela da historia de um gênero que faz parte da vida dos brasileiros. Afinal quem nunca ouve um “modão” e se remete a uma lembrança do passado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário